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sexta-feira, 9 de julho de 2010

Você é criativo?

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claudioprospero
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 Você é criativo?  

Você é criativo? 


"Tudo mudou, exceto nosso modo de pensar". 
Albert Einstein. 

"Será que é tarde demais para mudar o nosso modo de pensar ?" 
Edward de Bono. 

"Eu sou criativo ?" 

"Se sou e não estou, como descobrir a minha própria criatividade? 

"No trabalho, como desenvolver a criatividade de meus colaboradores?". 

"Qual é o método ou fórmula ou sistema ou exercício ou vivência que pode me apresentar resultados efetivos, concretos e mensuráveis?" 

Estas são, quase sempre as perguntas formuladas quando se quer algo na linha da CRIATIVIDADE e da INOVAÇÃO

[Buscando respondê-las] 
1. Todo ser humano nasce criativo. Aprendemos padrões (milhares deles) para nos adaptarmos ao mundo que nos cerca. Padrões sociais, familiares, de raciocínio, de comportamento, etc...Estes padrões são uma defesa importante para nossa sobrevivência. Sem padrões (paradigmas), não teríamos como viver em sociedade. Mas, por outro lado, estes padrões, rigidamente obedecidos, muitas vezes se tornam uma armadilha que vai envolvendo e aprisionando nossa criatividade inata. Então, é preciso separar e manter os padrões que nos são úteis e questionar os padrões velhos que se tornaram obsoletos (são muitos) e que travam novas aberturas de pensamento. 

2. Ninguém ensina CRIATIVIDADE para ninguém. Descobrir a criatividade tem o sentido literal do verbo DES-COBRIR. Temos uma criatividade potencial que está COBERTA (escondida / reprimida) e que pode ser resgatada. Para isso, é necessário alavancar mecanismos originais que possam abrir para novos caminhos, novas atitudes e novas maneiras de pensar. 

3. Juntando os itens 1 e 2, é preciso DES - ENVOLVER A CRIATIVIDADE. Então, o que a envolve ? São alguns dos famosos paradigmas que precisam ser questionados ? São muitos, com muitos nomes. Mas o principal deles é aquele que determina o nosso modo de pensar e de agir. Se este paradigma não for modificado em nossa mente, não resolve aprender novas técnicas, métodos ou processos. Ele é um vírus instalado há muito tempo no "hardware" do nosso "computador mental". Este "vírus" tem a finalidade específica de impedir que programas de inovação e de criatividade se instalem em nossa mente. Seria como colocar um software de última geração em um computador 386. 


O PROGRAMA INADEQUADO 
E. de Bono aponta para esse "inimigo" quando diz que "novos softwares são lançados todos os dias no mercado. Entretanto utilizamos, para a nossa mente, o mesmo de 2400 anos atrás". Ele está se referindo especificamente ao modo de raciocínio que herdamos dos gregos (Aristóteles, Sócrates, Platão). 

É o raciocínio lógico linear e binário. Aprendemos, através dele, que existe UMA (única) lógica, que as coisas têm começo, meio e fim, linearmente determinados (origem e conseqüência) e que se seguirmos os padrões que sempre deram certo chegaremos previsivelmente ao resultado certo. Este "programa" foi extremamente útil e funcionou durante séculos. Hoje, ele ainda funciona para muitas coisas. 

O problema é que ele está ficando rapidamente inadequado, em face de novas exigências de um mundo instável, imprevisível e em permanente mudança.

MUDAR O PROGRAMA 
4. À esta maneira de raciocinar binária, linear e excludente, propomos contrapor uma mudança de "programa". É um processo que denominamos NET-THINK ©, raciocínio criativo em rede. Sua utilização possibilita incluir alternativas originais e não lineares para se chegar aos resultados desejados e que podem ser melhores. Possibilita também gerar resultados novos quando os usuais se tornam obsoletos ou insuficientes. Este é o método que utilizamos em nossos workshops e seminários. Ele não é nem pretende ser A solução única, mas acreditamos que ele possa ser hoje, uma alternativa inovadora bastante eficiente. 


NET-THINK © 
O conceito de NET-THINK © Raciocínio em Rede, é novo e original. Por estar estruturado como um "raciocínio em rede", ele se conecta, na nossa rede neural, com outros processos existentes. Ele associa, incorpora e adequa muitos dos princípios do Raciocínio Divergente, de Osborne e Parnes, doPensamento Lateral, que é utilizado por de Bono, das Múltiplas Inteligências de H. Gardner e seus seguidores, dos procedimentos educacionais da Andragogia e da Facilitação, desenvolvidas pela Faculdade de Educação da Universidade de Toronto e também do Método Stanislawsky, para atores. Tal repertório é selecionado e acessado em rede diante de cada desafio, podendo gerar soluções originais e inovadoras. Se vivemos hoje um mundo conectado em rede, múltiplo e difuso, deve ser a "lógica da rede" que deve prevalecer, para otimizar nossas performances e os resultados almejados. Como diz Clemente Nóbrega, no seu livro "Em busca da Empresa Quântica", "é a rede que implementa a lógica anti chaminé" (a lógica do séc. XX). 

E é bom lembrar que já estamos no séc. XXI. 

© SYLVIO ZILBER 
Consultor do Instituto MVC
5/11/2009 9:06 PM

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