Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

[Mapas Mentais] Ferramenta para construir e transferir conhecimento

Nome:
Mensagem<< Tópico mais antigo   Tópico mais recente >>

claudio.prospero
New Member


Mensagens: 7
Usuário desde: 6/5/2004
Status: Desconectado
 [Mapas Mentais] Ferramenta para con... 



Os arquivos anexos são uma demonstração de como utilizar a técnica conhecida como Mapas Mentais, que em minha opinião teria sido melhor traduzida por Mapas de Idéias ou Mapas Conceituais. 



No caso em questão utilizei para resumir uma entrevista assistida (FuturoDigital_1.GIF) e para organizar as idéias para produzir o texto sobre o assunto (FuturoDigital_2.doc, cujo texto estará em mensagem em resposta a esta) 

Creio que a técnica é útil para quem estuda, ou tem filhos em idade escolar. Se houver interesse, mais informações podem ser obtidas nos livros: 

Aprender com Mapas Mentais - Uma estratégia para pensar e estudar. 
A. Ontoria, A de Luque e J.P.R. Gómez. 
Ed. Madras. 



Mapas Mentais, Enriquecendo Inteligências 


Viviani Bovo e Walther Hermann 
Instituto do Desenvolvimento do Potencial Humano 
www.idph.net/loja/mapasmentais.shtml 

Anexado (1)
8/3/2005 10:38 PM

claudio.prospero
New Member


Mensagens: 7
Usuário desde: 6/5/2004
Status: Desconectado
 RE: [Mapas Mentais] Ferramenta para... (em resposta à claudio.prospero

Conta Corrente - Globonews - 11/09/2004 


Entrevistado: Paul Jakobson - Pesquisador emérito - Berkeley e IBM 


Após 40 séculos como carnívoros, a espécie humana está se tornando “infornívora”, um neologismo utilizado pelo entrevistado para identificar a crescente dependência de Informações. Basta ver como tem aumentado continuamente o percentual da renda, das pessoas e empresas, gasto com TI e comunicações. 
Durante este período de 40 séculos acumulamos 10 hexabytes (10^18 bytes ou 10 bilhôes de bilhões de caracteres) de informações. Atualmente, partindo do final da década de 90, quando foi feita a estimativa, estamos produzindo 10 hexabytes de informações por ano, sendo 90% produzida de forma digital. 
Hoje vivemos sobrecarregados de informações e todos os métodos tradicionais para armazená-las e tratá-las estão entrando em colapso, ficando cada vez mais difícil saber da existência e localizar informações úteis, tanto pessoal como profissionalmente. Um pequeno exemplo é a dificuldade de lidar com nossas caixas postais, tanto as físicas como as eletrônicas, ou com as necessidades de aprendizagem. 
Ou seja, torna-se cada vez mais difícil extrair conhecimento útil da massa de informações que nos atinge todos os dias, o que depende da construção de modelos de análise eficazes (matemáticos, estatísticos, dentre outros) para tratar o fluxo constante e em aceleração. Segundo o entrevistado, o verdadeiro capital das pessoas e organizações é seu conhecimento, diretamente relacionado com sua capacidade de aprendizagem: a capacidade humana de construir significado partindo das informações que percebe. 
Em função do exposto as pesquisas de ponta buscam desenvolver mecanismos de busca e seleção automática de conteúdos de interesse, para otimizar o uso do recurso escasso atual: a atenção humana. 

Uma outra questão tratada na entrevista é a viabilidade da continuidade das pesquisas tecnológicas, uma vez que tem beneficiado 100 milhões de pessoas, dos seis bilhões que habitam o planeta. 
O entrevistado argumentou que até os quatro bilhões de seres humanos com renda abaixo do nível de pobreza mundial, necessitam das tecnologias de acesso a mais e melhores informações, por exemplo: sobre como coletar e distribuir água potável, melhor previsão do tempo, melhores previsões de safras e preços, em seus mercados, para orientar o que devem plantar, uma vez que a grande maioria destas pessoas é agricultora. 
Comentou que muitas empresas estão desenvolvendo produtos e serviços para estas populações: algo que gerasse um dólar por ano, representaria uma renda anual de quatro bilhões de dólares! 
Com respeito ao senso comum de que os pesquisadores e empresas não têm preocupações sociais e ecológicas, comentou que seu próprio grupo desenvolveu um chip de 1 por 1 cm que, ao custo de centavos de dólares, pode ser configurado para indicar, por cores, a presença de dengue, por exemplo, ao ser usado na pele de alguém. Também estão desenvolvendo processadores e baterias bio-degradáveis. 

Sobre o preço da tecnologia o entrevistado argumentou que tende a zero, apresentado como exemplo um cartão de aniversário musical, ao custo de centavos de dólares e com um processador com a mesma velocidade de processamento dos computadores que levaram os primeiros homens à lua.
8/3/2005 10:43 PM


claudio.prospero
New Member


Mensagens: 7
Usuário desde: 6/5/2004
Status: Desconectado
 RE: [Mapas Mentais] Ferramenta para... (em resposta à claudio.prospero

Para mais informações ver o artigo de Viviane Bovo em: 





Vale a pena, também, uma pesquisa no GOOGLE com o argumento de pesquisa: 



Mapas Mentais, Enriquecendo Inteligências (pesquisa avançada - português)
8/3/2005 10:59 PM


claudio.prospero
New Member


Mensagens: 7
Usuário desde: 6/5/2004
Status: Desconectado
 RE: [Mapas Mentais] Ferramenta para... (em resposta à claudio.prospero

O texto abaixo, recebido sobre curso ocorrido em Janeiro/2005, contém mais detalhes sobre a técnica Mapas Mentais. Inclusive depoimentos de grandes empresas que utilizam a técnica (British Petroleum, EDS, Hewlett Packard, Accenture, AT & T, Fluor Daniel, Goldman Sachs, IBM). 




Enriquecendo Inteligências 
-------------------------- 
Nós, humanos, somos criaturas de ferramentas. Com a ferramenta certa, fazemos o que parece impossível. 



Mapas Mentais + Gestão de Informações Um grupo de simples e poderosas ferramentas de análise e solução de problemas, desbloqueio da criatividade, gerenciamento de informações, memorização e concentração aplicada. 



Um completo sistema de gerenciamento de informações para quem sente que está perdido em um caos de dados, relatórios, pautas, pesquisas, investigações, números, pessoas e fatos a serem analisados, ordenados, resumidos ou ampliados. 

Viviani Bovo e Walther Hermann, trazem para o Brasil, seu workshop sobre este sistema de gerenciamento de pensamento que causou, e continua causando, uma verdadeira revolução na vida de centenas de empresas e milhões de pessoas. 



Mapas Mentais é o nome de uma ferramenta para organização de pensamentos e anotações sobre um determinado tópico. Você pode -- e deve -- usar Mapas Mentais ao criar (ou participar de) palestras, seminários, brainstormings, aulas, planejamento, solução de problemas, sessões de criatividade, reuniões, reportagens, investigações ... enfim, em todas as situações nas quais haja muitas idéias, conceitos e sequências de operações a serem organizadas e compreendidas. 



O interessante é que os Mapas Mentais funcionam exatamente como o seu cérebro. Quando você vai elaborando um MapaMental (se você souber como fazer corretamente, que é o que você aprenderá nos dois dias de workshop) cada parte domapa é associada com o restante, isto é, vai criando conexões entre cada parte do seu pensamento. O "caos", quando trabalhamos em alguns problemas e idéias, vai se transformando em "cosmos", em ordem cristalina, seqüencial e clara. 

Você pode, também, estabelecer, rápida e facilmente, as relações entre duas ou mais coisas, ajudando a organizar seus pensamentos. 

Pouco conhecido -- e ainda mal usado -- no Brasil, este sistema permitirá que você possa melhorar seu foco, resolver problemas que para outras pessoas pareciam insolúveis, gerar inúmeras idéias novas, sistematizar melhor o fluxo de informações de sua vida e sua empresa. 

A sua mente atinge o máximo potencial, e lembra-se melhor, quando faz conexões entre cada pensamento. 

A natureza não-linear dos Mapas Mentais torna fácil em conectar referências cruzadas de elementos diferentes, de cadaMapa. Da mesma maneira que nosso cérebro trabalha. 

Se você for estudante, este sistema permitirá que você sumarize muito melhor as lições, memorize os conceitos e aprenda a criar relações entre cada fato, cada acontecimento e cada evento ou conceito estudado. 

O que é: 
-------- 
É um curso intensivo e prático para desenvolver técnicas eficazes de organização, classificação, síntese e memorização de informações, desenvolvido para estudantes e profissionais de todos os níveis que desejem melhorar o desempenho de aprendizagem, criatividade e compreensão. Aborda potentes técnicas de integração de funções de hemisférios cerebrais para desenvolver a atenção e retenção de informações. 

A ferramenta é adequada para gestão de informações, brainstormings, visualização de conceitos macro-micro e para fazer resumos, relatórios, roteiros de palestras, compreensão e resumo de livros, atas de reuniões, estratégias de estudos e resolução de problemas. 

Objetivos: 
Instrumentalizar os participantes para melhorar o grau de atenção e aprendizado durante reuniões, congressos, briefings, aulas ou palestras, enfatizando principalmente a capacidade de sintetizar informações (resumir textos) e a criatividade, além de sistematizar as estratégias de estudos. 

Programa: 
Métodos e procedimentos de elaboração de Mapas Mentais; 
Integração de hemisférios cerebrais e técnicas de visualização; 
Imaginação, criatividade, memorização e concentração durante os estudos 
Hierarquia de idéias e conceitos, síntese de informações e elaboração de resumos. 

Quem deve participar: 
Profissionais e estudantes que necessitem de melhores recursos para aprender e reter informações além de organizar seus sistemas de estudo e melhorar o desempenho no ambiente de trabalho. 


Quem não pode perder esse treinamento? 
-------------------------------------- 
Universitários, Advogados, Executivos, Estudantes, Publicitários, Professores, Pesquisadores, Especialistas Web, Autores, Engenheiros, Líderes de Projetos, Administradores, Secretárias, Jornalistas, Investigadores, Roteiristas, Designers, Palestrantes, Trainers, Gestores de Turismo 

Exemplos de uso 
--------------- 
As principais multinacionais usam. Você também pode, e deve, usar. 

Esse método é usado pelas maiores empresas do mundo. Veja algumas delas: British Petroleum, EDS, Hewlett Packard, Accenture, AT & T, Fluor Daniel, Goldman Sachs, IBM 

Veja os resultados obtidos em UM ANO, na Boeing Aircraft: 
Na Boeing, foram mais de 10 milhões de dólares economizados, em apenas 1 ano, quando passou a usar os Mapas Mentais. 
Aqui, nos Estados Unidos, a Boeing Aircraft usa um MapaMental de oito metros para capacitar nossos engenheiros aeronauticos a aprender, em poucas semanas, o que levaria anos para ensinar. 
O uso de Mapas Mentais são uma parte integral de nosso projeto de qualidade, aqui na Boeing. Esse sistema garantiu economias de mais de 10 milhões de dólares este ano, para minha organização - 10 vezes mais que nossa meta inicial. 

Dr. Mike Stanley - Director of Special Projects - BOEING CORPORATION USA 

O Departamento de Defesa, dos Estados Unidos, fez a seguinte declaração sobre a aplicação dos Mapas Mentais: "Os Mapas Mentais são imediatamente transferíveis, muito simples de usar, altamente dinâmicos e a melhor tecnologia de comunicação que vejo em muitos anos" 

Hewlett Packard: Nossos cursos baseados no sistema de Mapas Mentais produziram as melhores notas de graduação da história. O ensino de Mapas Mentais são, definitivamente, a ferramenta educacional do futuro" 

Jean Luc Kastner, Gerente Sênior, Hewlett Packard - Produtos Médicos - Alemanha 

Desde que conheci este sistema de gestão e criatividade, não parei mais de usar, seja na Academia Novak, em minha vida pessoal ou em meu trabalho de coach, para ajudar meus clientes. 
Aldo Novak 

Facilitadores 
------------- 
Viviani Bovo é economista, profissional da área financeira em multinacional, palestrante, pesquisadora de ciências do comportamento e hipnose, Trainer em Programação Neurolinguística, "Green Belt" em Six Sigma, palestrante e autora de artigos publicados pelo IDPH. 

Walther Hermann, educador, escritor, hipnólogo e conferencista, NLP Trainer, formado em Design Human Engineer por Richard Bandler, mediador Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), treinado em Hipnose Ericksoniana pela The Milton Erickson Foundation (Phoenix, Arizona, USA); 

Viviani Bovo e Walther Hermann são co-autores do livro Mapas Mentais, Enriquecendo Inteligências. 

Dúvidas? 
-------- 
Ligue para a Academia Novak em horário comercial (11) 5087-8835 ou diretamente para Aldo Novak (11) 8316-3665 (horário comercial) 

Academia Novak do Brasil 
Rua Vergueiro, 2087, 1º Andar, Vila Mariana, São Paulo, SP 04101-000
8/3/2005 11:30 PM


claudioprospero
Super Member


Mensagens: 560
Usuário desde: 1/5/2005
Status: Conectado
 RE: [Mapas Mentais] Ferramenta para... (em resposta à claudio.prospero

Para quem quiser mais informações sobre a técnica de aprendizado e redação conhecida como Mapas Mentais, recomendo visitar o site www.mapasmentais.com.br. 



Neste site existem vários exemplos de Mapas Mentais resumindo assuntos variados, tais como: análise e melhoria de processos (conceitos e ferramentas), curso do SEBRAE (Iniciando um negócio), psicologia (Análise Transacional). 

Pode ser feito download de software gratuito para construção de Mapas Mentais.
1/5/2005 7:11 PM

claudioprospero
Super Member


Mensagens: 560
Usuário desde: 1/5/2005
Status: Conectado
 Técnica dos 6 Chapéus - Edward de B... (em resposta à claudio.prospero

Ver também a mensagem: 





Técnica dos 6 Chapéus - Edward de Bono (+ Mapa Mental) - (13/5/2008 6:14 PM) 



Todos os Fóruns >> [Fóruns temáticos] >> Inovação >> Técnica dos 6 Chapéus - Edward de Bono (+ Mapa Mentais) 




Aproveito para convidar a todos para contribuirmos para o fórum de Inovação. 


13/5/2008 6:22 PMID: 5077 
    
claudioprospero
Super Member


Mensagens: 560
Usuário desde: 1/5/2005
Status: Conectado
 RE: Futuros Desejaveis - Ex. aplica... (em resposta à claudioprospero
Não tem novas mensagens

Futuros Desejaveis - Exemplo de aplicacao de Mapas Mentais 



Convido-os a participar da elaboração de conteúdo inicial para a Wiki Futuros. enviem seus futuros desejáveis para o e-mail da Enthusiasmo Cultural 

Abaixo versão para e-mail dos dados do formulário para registro de futuros desejáveis a cadastrar na Wiki Futuros. 
_______________________________________________________________________________ 

OBRIGADA POR PARTICIPAR! 

FUTUROS DESEJÁVEIS SÃO BEM VINDOS E NECESSÁRIOS 

Os dados abaixo são necessários para inclusão de seu futuro desejável na WikiFuturos. 

Sâo confidenciais e necessitamos para passar sua senha de acesso e autorizacão 

Data: __/__/____ Local: ____________________________Email:_______________ 

Nome: ______________________________________Tel.: ( ) 

Data nascimento: __/__/____ Vive em: 

Trabalha com: ________________________________Onde? 

Função: __________________________Login desejado para WikiFuturos: 

ESCREVA OU DESENHE SEU FUTURO DESEJAVEL, EXPLICANDO COMO É 

TÍTULO: 

TAGS: 


Enviar para: 
Enthusiasmo Cultural - em nome de Lala Deheinzelin , Lala Deheinzelin  




Anexado (1)
9/12/2008 9:02 AM
    
j_floriano
Starting Member


Mensagens: 39
Usuário desde: 30/1/2006
Status: Desconectado
 RE: [Mapas Mentais] Ferramenta para... (em resposta à claudioprospero

quote:

Para quem quiser mais informações sobre a técnica de aprendizado e redação conhecida como Mapas Mentais, recomendo visitar o site www.mapasmentais.com.br. 
 


Acessei o site. Muito BOM! Tb recomendo. 


_____________________________

Jefferson Fabrício Floriano
http://tudosobregestaodoconhecimento.blogspot.com/
16/1/2009 3:53 PM

claudioprospero
Super Member


Mensagens: 560
Usuário desde: 1/5/2005
Status: Conectado
 RE: [Mapas Mentais] Instituto de De... (em resposta à j_floriano

Aproveito para indicar esta comunidade onde está demonstrada, siga os links, uma utilização criativa de Mapas Mentais eHiperlinks para organizar conceitos. 





Analisem com cuidado: é uma ferramenta incrível, que uso frequentemente, para estudo e organização de idéias para redigir textos, e já tive oportunidade de divulgar anteriormente. [1] 





Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano 



Campinas - SÃO PAULO - Brasil 
Fone: 55 (19) 3258-6008 
Fone/Fax: 55 (19) 3258-4454 
Fone Skype: 55 (11) 3070-7380 
Skype: potencial.humano ou walther_hermann 
E-mail: potencial.humano@uol.com.br 
E-mail: potencial.humano@idph.net 



Conheça outros sites de nossa comunidade: 














Conheça nosso Programa de Inglês pela Internet acessando





Conheça nossa nova lista de piadas em inglês acessando






[1] [Mapas Mentais] Ferramenta para construir e transferir conhecimento 
Todos os Fóruns >> [Fóruns temáticos] >> Gestão do Conhecimento >> [Mapas Mentais] Ferramenta para construir e transferir conhecimento 




20/8/2009 10:34 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário