Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os livros tem sido ruins para nós?

Os livros tem sido ruins para nós? 
por Rob Paterson 
12 de maio, 2010 às 1:10 pm · Arquivado em: Colaboração, Comunidade, Cultura, Inovação, KM, Efeito de Rede, Relacionamentos, Mídia Social, Social Networking, Objetos Sociais, Confiança, Espaços Confiáveis, Revolução de Usuários, Wikinomics, Wikipedia, Sabedoria de Multidões 

Tradução de:
Have books been bad for us?
by Rob Paterson
http://www.fastforwardblog.com/2010/05/12/have-books-been-bad-for-us/

Um pensamento muito estranho tem sido construido em mim por meses. Os livros tem sido uma coisa ruim? 
SCA-campfire
Isto é melhor? 

Se assim for - por quê? 

Se assim for - É esta a fogueira de todas as fogueiras? 

Internet Graph

Então, qual é o meu argumento? 

Muitas pessoas hoje estão convencidas de que o nascimento da web está nos tornando estúpidos. Que a web é apenas superficial. Que só os livros densos podem conter e difundir o conhecimento real. 

Estou chegando à conclusão de que o oposto é verdadeiro. Que os livros tornam-nos estúpidos e que a web, como a fogueira, e pelas mesmas razões que para a fogueira, é o que nos torna inteligentes. 

Então aqui vai. Todo o nosso conhecimento fundamental foi descoberto ao redor da fogueira. Imagine você um hominídeo sentado ao redor do fogo durante a noite. Você está acordado. Você está olhando para o outro. Imagino que num primeiro momento, antes que pudéssemos falar, cantaram ou fizeram música juntos. O fogo provocou uma dança social de interação e comunidade. 

Acho que podemos supor que a fogueira nos ajudou a falar e por isso nos ajudou a nos tornarmos conscientes. Algo assim aconteceu cerca de 100.000 - 60.000 anos atrás. E prontamente todo o nosso desenvolvimento de ferramentas, arte e tecnologia decolou. Todos os alicerces do nosso mundo de hoje foram descobertos em um período de 10.000 anos. Ferramentas tinham sido as mesmas por um milhão de anos. Dentro de 1000 anos elas eram completamente diferentes. Nós inventamos a cerâmica. Nós inventamos a metalurgia. A roda. Tudo o que depende foi descoberto em seguida. Não só foi descoberto, mas amplamente divulgado em um curto período de tempo. 

Como isso ocorreu? 

Minha aposta é que isso aconteceu devido ao processo social criado pela fogueira e por nossa cultura igualitária de caçador e coletor. Tal ambiente extraí ordem do caos. Design da intuição. É ideal para a exploração do conhecimento implícito. É ideal para descobrir coisas que não sabemos existir. É ideal para tomar uma meia idéia bruta e refiná-la. Vamos usar um experimento de pensamento. 

Como obter a invenção da cerâmica? Certamente ninguém disse: "Vamos criar um projeto para inventar Olaria!" Como você pode inventar algo que nunca existiu? Não, deve ter acontecido algo como isto - O Povo parou para passar a noite depois de uma chuva. Na manhã seguinte, quando se preparavam para sair, a guardiã do fogo percebeu que o fogo sob as brasas que ela recolhia, o solo já havia feito uma crosta. Talvez ela possa levar ao fogo nesta coisa - esta tigela. Naquela noite em que dividiam a comida ao redor do fogo, ela disse ao povo o que havia acontecido e mostrou-lhes a taça "que ela tinha levantado da terra no dia anterior. E a conversa começou - como isso teria acontecido? Será que ele conservava melhor o fogo? O que mais poderia conter? O que acontecia se colocado de volta no fogo? Seria possível conter a água? E assim por diante. Os experimentos foram realizados. Alguns solos funcionaram melhor do que outros. Na reunião sazonal com os Povos Primos, o Povo compartilhou a sua história com os outros e deu até uma "tigela" como um presente de seus idosos. Na reunião da próxima temporada, as duas tribos passaram dias compartilhando as histórias das experiências que eles haviam feito... .... 

Não houve revisão por pares. Não havia nenhuma maneira autorizada para fazê-lo. Ninguém estava ensinando a ninguém. Eles estavam compartilhando e perguntando e discutindo. Eles estavam tendo conversas! 

Mas com o livro vem a autoridade. Com o advento do livro, muito do desenvolvimento do conhecimento parou. Apenas os iniciados estavam com o "poder de jogar". O que importava não era a observação. Não era tentativa e erro. Nem o experimento. Nem a partilha. Mas a autoridade. A maioria das autoridades aceitas foram textos que não tinha fundamento na observação ou a experimentação e no erro. Ptolomeu, Santo Agostinho e Galen estabeleceram as regras. 

Pior, por causa do "Livro" pessoas que fizeram observações e testes foram mortos ou perseguidos. O Livro tornou-se o ÚNICO CAMINHO. Ele fala, não você. 

Por um tempo, com o advento da imprensa, o conhecimento foi aberto. 

Mas de onde é que os grandes avanços vêm, em seguida? Eles vêm das Universidades? Não, eles vieram de amadores - a partir de Filósofos Naturais. Que se reuniam em clubes durante o jantar para falar sobre seu trabalho. Gradualmente, o "LIVRO" voltou. Somente artigos escritos e aprovados dentro do sistema de autoridade foram acreditados como estando certos. Pessoas de fora do sistema de autoridade foram desconsideradas. 

O conhecimento era visto como uma coisa explícita - um objeto. O Livro foi a sua metáfora. 

Mas agora com a web, temos uma fogueira global. Mais uma vez, podemos jogar com idéias, com observações e experimentos. Mais uma vez podemos compartilhar com os iguais que não vão nos derrubar. Ainda melhor, desta vez o grupo em torno da fogueira não é de 35 pessoas, mas somos todos nós. 

Que novas coisas virão a partir de tal processo? Certamente coisas surpreendentes. Coisas que nunca poderia ter vindo da utilização de livros. 

Como uma pessoa, que adora livros, cuja vida sempre tem sido ler, agora eu me sinto maravilhado ... ...

3 comentários:

  1. Claudio,

    Muito bom ler o seu texto! Tenho algumas opiniões também :) Faço minha tese de doutorado sobre ecologia da aprendizagem: criatividade e inovações em socioambientes, e me vejo cada vez mais convencido que no texto, longe da roda de conversa, a autoridade oculta dá origem à estupidez.
    Aliás, a mania compulsiva de publicações que a academia adotou como moda oficial é talvez o melhor e mais eficiente motor para esse idiotismo crescente, que poderíamos associar com o casal que vivia na Lua no filme do Barão Munchausen, desconectados cabeça e corpo, mundo imaginário e mundo concreto.

    Ótimo seu texto. Obrigado!

    Um abraço,
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Caro Cláudio, além do Daniel mais pessoas da RETRANS comentaram a postagem.Está rendendo ótimos comentários...Valeu!!!
    http://transnet.ning.com/forum/topics/os-livros-tem-sido-ruins-para
    Grato, ABC (Abraço e Beijo do Cezimbra)

    ResponderExcluir
  3. Cláudio, excelente a tua provocação e as demais intervenções até aqui. Também partilho desta forma de pensar, de não entregar-se totalmente ao que está escrito. Também sou estudante, como o Daniel, e é duro precisar referenciar tudo em algo que já foi escrito por outros para ter valor acadêmico.É o método científico a serviço da academia colocando camisa de força. Mas como seria sem ele?
    Abraço.

    ResponderExcluir