Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O blog como agente de comunicação corporativa

Nome:
Mensagem
    
claudioprospero
Super Member


Mensagens: 560
Usuário desde: 1/5/2005
Status: Conectado
 O blog como agente de comunicação c... 

O blog como agente de comunicação corporativa 









Um blog é mais comunicativo do que muitos informativos 
enviados por 
e-mail para clientes. Publicação simples e 
 rápida à disposição de um 
usuário sem grandes conhecimentos 
técnicos: essa é a revolução. 


Trecho:


A função corporativa do blog 


Em termos empresariais, esta é uma relação que muda a forma que as empresas são vistas. O Google foi um dos primeiros a experimentar esse novo modo de comunicação empresarial. O blog do Google foi muito parecido com o que se viu nos primeiros blogs corporativos: uma maneira de os funcionários, essencialmente desenvolvedores, contarem a experiência de trabalho, as tendências de desenvolvimento, as novidades da empresa e as dificuldades na resolução dos problemas.


Esta primeira onda de blogs corporativos se manteve principalmente entre as empresas de tecnologia, como a Microsoft, que adotou o mesmo sistema: desenvolvedores contavam as novidades da empresa, dos produtos e serviços. Mas todas estas informações aparecem através de uma visão mais humana, pessoal. Um blog corporativo não é a assessoria de imprensa. A visão pessoal traz não só a parte oficial, somente com acertos da empresa. Traz comentários e reflexões sobre os problemas corporativos.

É o exemplo do blog de Jonathan Schwartz, presidente da Sun. A visão pessoal dele sobre os acertos e os erros da  empresa são uma forma de reflexão sobre os fatos. 

A visão de um alto executivo sobre a empresa é extremamente relevante. É uma informação que atrai, ainda  mais quando transmite credibilidade, por não só falar bem da empresa. Aqueles que lêem o blog têm a sensação de estar falando com um amigo que trabalha lá dentro e
 conta como funciona a empresa por dentro – sem a visão pouco real que as assessorias de imprensa tentam transmitir. 



Informação pesada, comunicação ágil 


O fato de uma pessoa importante na hierarquia da empresa escrever sobre os problemas enfrentados  pela corporação incentiva a participação dos demais  funcionários, os comentários internos, a discussão de  idéias. Incentiva os colaboradores a entrar mais a fundo  nas questões da empresa, e cria no cliente a sensação  de que existe uma preocupação em melhorar sempre.

Além disso, o conteúdo publicado transmite os valores da empresa, seus ideais e sua metodologia de trabalho – o que torna o blog uma ferramenta poderosa de marketing. 



Ver o artigo completo em: 






Innovation Center TerraForum 

Com atualização diária, o portal oferece mais de 1000 referências cuidadosamente selecionadas divididas em:



  • 523 notícias sobre o que acontece no mundo em Inovação
  • 108 artigos falando sobre as últimas tendências e análises 
  • 394 referências de sites relacionados ao tema 
  • 121 termos em um abrangente glossário sobre Inovação 

E ainda 28 artigos escritos por nossos especialistas em Inovação: 
  • Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva - duas faces da mesma moeda 
  • É possivel se tornar uma pessoa mais criativa 
  • Como Recursos Humanos pode exercer um papel fundamental na inovação 
  • Inovando na educação 
  • Gestão de Portfólio - O Desafio do Alinhamento Estratégico 
  • Seleção de Pofissionais Criativos 
  • Espaços de Trabalho na Era do Conhecimento 
  • Quebrando 4 Mitos para Inovar Radicalmente 
  • Empreendedorismo na Prática - 10 Características Fundamentais dos Empreendedores 
  • Colaboração, Inovação e Gestão do Conhecimento 
  • Seven answers you need to be able to give about innovation 



veja todos os 28 artigos: 

http://www.terraforum.com.br/sites/terraforum/in3/


Acesso ao Portal: 
6/3/2008 9:04 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário