Um blog é mais comunicativo do que muitos informativos
e-mail para clientes. Publicação simples e
rápida à disposição de um
usuário sem grandes conhecimentos
técnicos: essa é a revolução.
Trecho:
A função corporativa do blog
Em termos empresariais, esta é uma relação que muda a forma que as empresas são vistas. O Google foi um dos primeiros a experimentar esse novo modo de comunicação empresarial. O blog do Google foi muito parecido com o que se viu nos primeiros blogs corporativos: uma maneira de os funcionários, essencialmente desenvolvedores, contarem a experiência de trabalho, as tendências de desenvolvimento, as novidades da empresa e as dificuldades na resolução dos problemas.
Esta primeira onda de blogs corporativos se manteve principalmente entre as empresas de tecnologia, como a Microsoft, que adotou o mesmo sistema: desenvolvedores contavam as novidades da empresa, dos produtos e serviços. Mas todas estas informações aparecem através de uma visão mais humana, pessoal. Um blog corporativo não é a assessoria de imprensa. A visão pessoal traz não só a parte oficial, somente com acertos da empresa. Traz comentários e reflexões sobre os problemas corporativos.
É o exemplo do blog de Jonathan Schwartz, presidente da Sun. A visão pessoal dele sobre os acertos e os erros da empresa são uma forma de reflexão sobre os fatos.
A visão de um alto executivo sobre a empresa é extremamente relevante. É uma informação que atrai, ainda mais quando transmite credibilidade, por não só falar bem da empresa. Aqueles que lêem o blog têm a sensação de estar falando com um amigo que trabalha lá dentro e
conta como funciona a empresa por dentro – sem a visão pouco real que as assessorias de imprensa tentam transmitir.
Informação pesada, comunicação ágil
O fato de uma pessoa importante na hierarquia da empresa escrever sobre os problemas enfrentados pela corporação incentiva a participação dos demais funcionários, os comentários internos, a discussão de idéias. Incentiva os colaboradores a entrar mais a fundo nas questões da empresa, e cria no cliente a sensação de que existe uma preocupação em melhorar sempre.
Além disso, o conteúdo publicado transmite os valores da empresa, seus ideais e sua metodologia de trabalho – o que torna o blog uma ferramenta poderosa de marketing.
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