Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Por que o Brasil é ruim de inovação?

Nome:
Mensagem<< Tópico mais antigo   Tópico mais recente >>
    
claudioprospero
Super Member


Mensagens: 560
Usuário desde: 1/5/2005
Status: Conectado
 Por que o Brasil é ruim de inovação?  
Não tem novas mensagens

Por que o Brasil é ruim de inovação? 







Alta dose de confiança nas relações pessoais.
Líderes pragmáticos. Meritocracia. Transparência. Inovação. 

A falta deles explica por que estamos comendo poeira nos principais rankings internacionais 

Vale a pena ler em: 



9/10/2007 6:07 PMID: 4735 
    
fgoldman
Moderator


Mensagens: 234
Usuário desde: 3/2/2006
Status: Desconectado
 RE: Por que o Brasil é ruim de inov... (em resposta à claudioprospero

Cláudio 







Atendendo à sugestão do Storch, estou reenviando minha postagem de ontem : 

Prezado Cláudio Prospero 

Embora tardiamente, quero agradecer-lhe, de público, a dica sobre o excelente artigo do Clemente Nóbrega. 

O artigo está escrito em uma linguagem clara, de fácil entendimento, como se faz necessário nos dias atuais, em que nenhum de nós dispõe de muito tempo para dedicar à decodificação de charadas literárias. Tem um conteúdo muito interessante, embora sempre  seja possível questionar a falta de outras abordagens. 

Em se tratando de um artigo de revista, há uma natural limitação de espaço e não me parece que o  autor tenha tido a pretensão de esgotar o assunto. 

Eu aproveitei a oportunidade e repassei sua dica a diversas pessoas de minha rede de contatos. 

Não é a primeira vez que você nos brinda com a indicação de material atual e de grande qualidade. Por isso, espero que continue com o hábito salutar  de indicar textos oportunos como os que você tem indicado. 

Não quero de forma alguma me envolver na polêmica  suscitada pela sua dica. Está muito além da minha capacidade de interpretação de textos.
Apenas não gostaria que isso viesse a diminuir  seu interesse em compartilhar conosco, nesse  fórum, as pérolas garimpadas, vez por outra, por você. 

Também não quero de forma alguma limitar os questionamentos ao tema aberto por sua dica  de leitura, pois hoje o fórum está estruturado de uma forma que deixa margem para isso, mas  eu me pergunto: Será que realmente o artigo  do Clemente Nóbrega peca em restringir a discussão de "Por que o Brasil é ruim de inovação?” a tão somente "ciência e tecnologia"? 

Parece-me que uma das grandes virtudes do artigo é  justamente "tocar na ferida" de que nada adiantarão elevados investimentos em ciência e tecnologia enquanto tivermos sérios problemas de Gestão Social, tanto no país como também em suas  organizações, pois essas acabam espelhando o todo em que estão contidas. 

Eu venho levantando a bandeira de que para haver inovação, seja disruptiva ou incremental,  é preciso que determinados fatores ambientais estejam  presentes. 

Assim, para que ocorra a inovação, resultante freqüentemente de novas combinações de conhecimentos, é necessário que a organização esteja preparada para ela, não bastando apenas estimular e reconhecer a importância da propriedade intelectual, do registro de patentes, do culto à invenção e inovação, como  instrumentos estratégicos para o desenvolvimento  industrial e tecnológico. É preciso reconhecer sim, ser a  efetiva Gestão do Conhecimento Organizacional crucial nesse processo. E aí há espaço para diversas abordagens  paralelas. 

Forte abraço 

Fernando Goldman
26/10/2007 10:44 PM
Relatório de abusos | ID: 4769 
    
claudioprospero
Super Member


Mensagens: 560
Usuário desde: 1/5/2005
Status: Conectado
 RE: Sobre contribuições e críticas  (em resposta à fgoldman
Novas mensagens

Em resposta a respostas para a msg: 








Por que o Brasil é ruim de inovação? 
no Fórum de Gestão de C
onhecimento 







Boa noite a todos. 


Caro Samuel Rocha de Mello. 



quote:

Eu não gostaria de polemizar mais do que o necessário, mas inevitavelmente a questão é polêmica por ela mesma. Por isso mesmo eu gostaria de ouvi-lo sobre as situações comparativas que apresentei, na filosofia de pensadores como Dewey, Flusser, e tantos outros, e o relacionamento disso, com o que o nosso management tem feito.

quote:

--------------------------------------------------------------------- 
Eu gostaria muito de saber por que é que ninguém responde! 
---------------------------------------------------------------------


Se não tenho participado do diálogo construtivo de idéias que você nos  propôe é por dificuldade de alocar tempo à análise dos muitos pontos de reflexão que você nos sugere em suas mensagens. Tenha certeza  que estou procurando compreender suas colocações. Pelo menos eu as  tenho lido e se não entrei no curso da discussão é por insegurança quanto ao meu grau de compreensão. Compreendo sua ansiedade em transmitir o que compreendeu. Tenho reduzido minha própria ansiedade com a Fé no conceito de que "a Verdade encontra seus caminhos para quem dela necessite e para ela esteja pronto." 


Caro Fernando Goldman 


quote:

Não quero de forma alguma me envolver na polêmica suscitada pela sua dica. Está muito além da minha capacidade de interpretação de textos. Apenas não gostaria que isso viesse a diminuir seu interesse em compartilhar conosco, nesse fórum, as pérolas garimpadas, vez por outra, por você.

Agradeço a qualificação de "pérolas garimpadas" oferecida a algumas idéias que tenho procurado trazer ao debate desta "ideágora" que é a SBGC, conforme a definição estabelecida por [Don Tapscott]  em [http://www.wikinomics.com/ ] (1) para os espaços virtuais de troca  de idéias. Quanto a minha disposição para contribuir, fique tranquilo: continua muito grande, principalmente procurando estabelecer "sinapses virtuais" entre as "ilhas de conhecimento" que tenho visitado.


Caro Sérgio Storch 


quote:

Faço uma sugestãozinha metodológica sobre a utilização dos fóruns para que sejam mais úteis aos interessados. Criamos recentemente o fórum específico sobre Inovação, coordenado pela Gisela Kassoy. O Cláudio já tinha colocado lá a sua msg. Sugiro ao Fernando repostar esse comentário também naquele fórum, onde os interessados em inovação poderão encontrar mais facilmente essas reflexões.

Acatando sua sugestão, estou reproduzindo minhas respostas daqui também no Fórum sobre Inovação

quote:

Outra sugestão, esta para todos: ao enviarem um reply a uma msg, editem também a linha de assunto, pois várias respostas  afastam-se consideravelmente do eixo inicial, embora tenham bastante conteúdo interessante. A linha de assunto serve para identificar  e facilitar a seleção das mensagens. Uma longa tripa de respostas  com a mesma linha de assunto afasta o leitor. 


O título desta resposta procura acatar esta sua sugestão também.
Obrigado. 

(1) Ver: 


A economia Wiki 19.04.2007 
O novo livro do guru tecnológico Don Tapscott mostra como a colaboração pela internet, à la Wikipedia, pode transformar as empresas
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0891/tecnologia/


Prepare-se para a wikinomia 25.06.07 

[ O Globo Online - Por André Machado ]
http://www.ico.org.br/artigo_wikinomia.htm



Wikis podem aposentar conceito de intranet nas empresas 
Por Daniela Moreira , repórter do IDG Now! 
Publicada em 23 de agosto de 2006 às 08h58
Atualizada em 23 de agosto de 2006 às 12h20 





Aprenda com a Wikipédia 
O consultor canadense DON TAPSCOTT diz que essa é a única saída para sobreviver na era da colaboração
Eduardo Vieira
29/10/2007 7:21 PM
ID: 4775 
    
claudioprospero
Super Member


Mensagens: 560
Usuário desde: 1/5/2005
Status: Conectado
 RE: Por que o Brasil é ruim de inov... (em resposta à claudioprospero
Novas mensagens

Em resposta a respostas para a msg: 












Por que o Brasil é ruim de inovação? no Fórum de Gestão de   Conhecimento 

Boa tarde a todos.




Em primeiro lugar fico muito satisfeito com as contribuições dos demais participantes para enriquecer nossas perspectivas sobre o que é Inovar. 

Permitam-me citar Albert Einsten, para agregar novos modos de ver a Inovação, conforme já sugerido pelo Samuel, se entendi corretamente suas colocações sobre Filosofia/Ciência/Tecnologia: 

"A imaginação é mais importante que o conhecimento." 

"A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar." 


Eu acredito na frase, da qual não sei a fonte: 

"Se a Mente Humana pode imaginar algo, seja uma nova máquina, um novo arranjo social, uma nova forma de fazer política, ela pode construir o que imaginou. Afinal todo Empreendimento não começa com o Sonho de alguém sobre um novo Produto ou Serviço, ou um processo melhor de fornecer um Produto ou Serviço existente?" 

Nesta perspectiva os escritores de, por exemplo, ficção científica, seriam formuladores de novas "utopias" que abrem os reservatórios de criatividade da Humanidade. 

Um exemplo em relação à tecnologia de comunicação: 

Muito antes de existir o Star Tak da Motorola, muitos seres humanos viram os comunicadores utilizados na primeira série de Star Trek (Kirk, Spok e cia.). Será que a similaridade de nomes é mera coincidência? 

Outro exemplo: 

Blade Runner e a Federação de Planetas das séries Star Trek (Antiga, Nova Geração, Deep Space Nine, Voyager) não podem ser vistos como Cenários de Futuro propostos para a Inteligência Coletiva da Humanidade, tomar suas decisões que criem um ou outro futuro?
29/10/2007 7:27 PM
ID: 4776 
    
claudioprospero
Super Member


Mensagens: 560
Usuário desde: 1/5/2005
Status: Conectado
 RE: Instituto Latino-Americano de C... (em resposta à claudioprospero
Novas mensagens

Caro José Augusto Carrinho 







quote:

Nesta semana, o Instituto Latino-Americando de Criatégia (ILACE), de São Paulo, divulgou uma nota sobre a importância de abordarmos o tema Inovação no Brasil, principalmente nesse momento, em que o Governo Federal está discutindo o Plano Nacional de Desenvolvimento e Inovação. Abaixo transcrevo a nota do ILACE e para 





quem tiver interesse em conhecer os artigos, eles estão disponíveis no site: 



 quote:






"Esta semana nós lhe pedimos que lesse os três novos artigos que estão abrindo o nosso site e, em seguida, sugerisse ao maior número de pessoas -- de preferência, dos ambientes governamental, científico e empresarial -- tomarem conhecimento daqueles textos sobre Inovação.  Isto é urgente porque neste momento oito ministérios (Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Fazenda; Minas e Energia; Planejamento; Fazenda; Saúde; Agricultura, Pecuária e Abastecimento) estão discutindo o Plano Nacional de Desenvolvimento e Inovação, o que é sem dúvida uma grande oportunidade para o País, mas que pode ser desperdiçada pela visão incompleta e superficial do processo de inovação que ainda vigora na cultura.

Repito aqui os comentários enviados ao site do ILACE:





"Foi uma agradável surpresa conhecer o conteúdo do site indicado. O estou incluindo em Favoritos e recomendando-o à minha rede pessoal de contatos"

Estendo esta recomendação a todos os colegas da SBGC.
29/10/2007 7:39 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário