Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2018

Soft Skills - Projeto de Auto Aperfeiçoamento, em Grupos, de Soft Skills (Habilidades Interpessoais)

(Clique na imagem: ampliar)

Evidência de a quanto tempo estudo e me beneficio da A.T.:

Minha biblioteca sobre Análise Transacional

(Clique na imagem: ampliar)


Soft Skills: Inteligências Artificiais (ainda) não competem com Humanos

Por que há executivos pagando tão caro para aprender soft skills ... 
Desenvolver essas habilidades torna-se crucial. Escolas de negócios caras como Hyper Island e Singularity University perceberam isso


O desafio das soft skills - Economia Estadão 



7 passos para desenvolver soft skills na sua equipe – Forbes Brasil 



(...) Soft skills (habilidades comportamentais)

São competências subjetivas, muito mais difíceis de avaliar. Também são conhecidas como people skills (habilidades com pessoas) ou interpersonal skills (habilidades interpessoais), porque elas estão relacionadas à sua forma de se relacionar e interagir com as pessoas. Alguns exemplos:

Attitude (atitude)

Communication (comunicação)

Conflict resolution (resolução de conflitos)

Creative thinking (pensamento criativo, alternativa: creativity – criatividade)

Critical thinking (pensamento crítico)

Decision making (tomada de decisão)

Empathy (empatia)

Ethics (ética)

Flexibility (flexibilidade, alternativa: resilience – resiliência)

Leadership (liderança)

Motivation (motivação)

Networking (rede de contatos ativos)

Patience (paciência)

Persuasion (persuasão)

Positivity (positividade)

Problem solving (solução de problemas)

Teamwork (trabalho em equipe)

Time management (gestão do tempo)

As soft skills são características da personalidade (personality traits or characteristics) que afetam os relacionamentos no ambiente corporativo e por consequência a produtividade da equipe.

Mesmo havendo a demanda por habilidades técnicas para preenchimento de vagas, os recrutadores buscam candidatos que tenham habilidades comportamentais específicas. Isso acontece porque é muito mais fácil para a empresa treinar uma competência técnica do que uma comportamental.  (...)

Qual é a diferença entre hard skills e soft skills?

__________________

A Análise Transacional estuda e analisa as trocas de estímulos e respostas, ou transações entre indivíduos


ANÁLISE TRANSACIONAL - O FILME (EricBerne & JairoDutra) - 34:33 minutos

Média Metragem em animação limitada. Projeto para conteúdo interno de empresas. Dirigido e Produzido em 2005 por Jairo Miguel em 2 meses sobre um video Institucional da década de 70. Na época feito para produtora FELIZ PRODUÇÕES.  10 ano depois o filme é reajustado e passa a ser mais um conteúdo de Kalamazoo Multimedia BR. E dedicado ao autor original chamado Eric Berne.

Conteúdo original baseado no livro de mesmo nome. Sem fim lucrativo e sim para divulgação e público.

Contato: www.jairodutra.com.br
E-mail: jairomiguel2@hotmail.com



A Análise Transacional é um método psicológico criado em 1956 pelo psiquiatra Eric Berne.

Informalmente conhecida como AT, estuda e analisa as trocas de estímulos e respostas, ou transações entre indivíduos. O nome original do método é Transactional Analysis. Os pressupostos básicos foram escritos por Claude Steiner** (Os Papéis que Vivemos na Vida), e são: 1. Todos nascemos OK, isto é, com potencial para viver, pensar, desfrutar. 2. Todas as doenças são curáveis, desde que se encontre a abordagem adequada.

Estes dizeres levam a crer que a AT diferencia caráter e personalidade. 

O caráter refere-se as tendências que trazemos, como por exemplo, tendência para a lealdade, passividade, alcoolismo, rebeldia (genética - gestação - parto - desenvolvimento neuromotor). 

Já a personalidade constitui-se da educação e sociedade, daquilo que provém do meio externo, ou seja, das informações de pais, professores, religião, cultura. Parece claro que a personalidade baseia-se também no caráter, mas não o inverso. 

A análise transacional é um estudo psicodinâmico, enfatizando que a pessoa pode modificar seus sentimentos, pensamentos e escolhas pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Esta possibilidade é enfatizada em sua teoria básica, vinda de Berne, que são: estados de ego, transações, posição existencial e roteiro de vida. Nem o caráter, nem a personalidade devem coibir a autonomia possível do ser humano.

Para os Analistas Transacionais, portanto, o ser humano carrega em si a capacidade criativa, e fazendo-se uma metáfora, comparado a uma árvore, teria a seiva que passa pelo seu interior construtiva, a forma de seu tronco seria a personalidade e a madeira que constitui essa forma seria o caráter.

Traduzindo: esta essência boa refere-se à capacidade de viver e ser feliz independente de suas limitações biológicas, culturais e de educação.

CARÁTER + PERSONALIDADE = FORMAÇÃO DO SER.

Os conceitos principais básicos da AT são:

  • Teoria contratual
  • A estrutura da personalidade: Pai, Adulto e Criança e suas funções
  • Transações
  • Posições Existenciais
  • Jogos Psicológicos
  • Reconhecimento
  • Estruturação do tempo social
  • Os padrões emocionais: emoções naturais e as aprendidas
  • Script de vida: que decisões dirigem as escolhas das pessoas
  • Autonomia: fazendo escolhas conscientes e produtivas


SAIBA MAIS:



(...)  A AT é um modelo de aprendizagem, que veio em substituição ao velho modelo da "enfermidade mental". Berne detestava usar termos médicos complicados, por isso passou a usar uma linguagem fácil, do cotidiano, de tal modo que todos o entendiam. A naturalidade da AT fundamenta-se nas necessidades básicas do ser humano: biológicas, psicológicas e sociais.

Berne buscou formular a sua teoria a partir do que via e ouvia, através do que diziam e faziam os seus clientes. Ele era muito observador da conduta humana, não era adepto de teorias que não pudessem ser demonstradas e colocadas em prática.

A teoria da AT, em quase a sua totalidade, pode ser representada mediante gráficos simples, tais como círculos, triângulos, vetores, quadrados, etc., permitindo, assim, o seu aprendizado através dos conceitos abstratos e, além disso, fornece excelente possibilidade de aprendizado através do canal visual.

A teoria da AT está estruturada através de 10 instrumentos, que aliados ao conhecimento da história pessoal do indivíduo, aos sinais de comportamentos observados e da intuição, permite predizer, com um grau de acerto espantoso, o que acontecerá ao indivíduo, caso ele continue com o seu programa interno. 

Esse grau de acerto elevado, tanto se verifica no nível individual quanto em grupos e em organizações, facilitando, assim, a prevenção de comportamentos destrutivos e perigosos, possibilitando uma atuação precisa e potente para que não haja uma concretização de tais predições. 

Isto possibilita uma atuação preventiva tanto por parte do profissional como por parte do cliente, pois em virtude de sua simplicidade permite a compreensão do comportamento próprio e alheio, sem a necessidade de dispêndio de muito tempo e dinheiro para consolidar um diagnóstico preciso, demonstrando desse modo a sua eficácia.  (...)

Portal Brasileiro de Análise Transacional (PortalBrAT)



A Análise Transacional é um método psicológico criado por Eric Berne, psiquiatra canadense, em 1958. Aqui estão algumas de suas idéias chave. A referencia bibliográfica utilizada tem como base a Associação Internacional de Análise Transacional (ITAA), da qual Eric Berne foi o primeiro presidente.

EGO - Eric Berne considerou o Ego como um sistema formado por instâncias psíquicas: exteropsique, (Pai), neopsique (Adulto) e arquipsique (Criança), cada qual com seu conjunto de pensamentos, sentimentos e comportamentos com os quais interagimos com outras pessoas. Os estados de ego Pai, Adulto e Criança, e a interação entre eles, formam a base da teoria da Análise Transacional. Esses conceitos são utilizados em muitas áreas da psicoterapia, educação, consultoria, e quaisquer profissões que lidem com pessoas e grupos.

TRANSAÇÕES - As transações se referem a comunicação entre as pessoas. A Análise Transacional ensina a reconhecer qual o estado de ego que está operando no início da transação, e qual estado de ego do interlocutor responde, de tal modo que se consegue intervir interrompendo uma conversa desgastante, e desenvolvendo a qualidade e eficácia da comunicação.

RECONHECIMENTO - As pessoas necessitam serem reconhecidas pelo que são e pelo que fazem. A este reconhecimento damos o nome de Carícias, que são unidades de reconhecimento interpessoal necessárias para a sobrevivência e o desenvolvimento. Entender como pessoas dão e recebem carícias e mudar seus padrões de reconhecimento, são aspectos fortes do trabalho em Análise Transacional.

JOGOS PSICOLÓGICOS - Berne definiu certos padrões disfuncionais de comportamento como jogos. São transações repetitivas, instaladas com o objetivo de obter carícias. Diríamos que a pessoa busca resolver necessidades do passado no ‘aqui e agora’. Estas transações repetitivas reforçam sentimentos e auto conceitos negativos, mascarando a expressão direta de sentimentos e pensamentos. Eric Berne nomeou estes jogos por nomes fáceis de serem entendidos, de tal modo que ao se nomear o jogo já se sabe o processo.

ROTEIRO DE VIDA - Eric Berne propõe que o comportamento disfuncional é o resultado de decisões auto limitantes tomadas na infância, devido as necessidades de entendimento da situação e de sobrevivência. Tais decisões culminam no que Berne chama ‘script ou roteiro’, o plano pré consciente de vida que governa os caminhos da pessoa. Mudar o roteiro de vida é o objetivo da Análise Transacional em trabalhos individuais e grupais.

EU ESTOU OK – VOCÊ ESTÁ OK - "I'm OK - You're OK" é provavelmente a mais conhecida das propostas da Análise Transacional - estabelece a posição que reconhece o valor e a capacidade de cada pessoa. Analistas transacionais ensinam às pessoas que são basicamente OK e portanto capazes de serem amados, aceitos, pensarem, e estabelecerem relacionamentos saudáveis em suas áreas de expressão. Esta forma de pensar vai contra qualquer exercício do poder, buscando-se desenvolver a auto estima e cooperação entre indivíduos e grupos.

CONTRATOS - A prática da Análise Transacional é baseada no contato mútuo de mudança. Os analistas transacionais consideram as pessoas capazes de decidir o que desejam para suas vidas, exceto nos casos de desautorização legal. A Análise Transacional tem como um de seus postulados que ambos são responsáveis pelo trabalho contratado, buscando eliminar a posição passiva do consultado e incentivar transações positivas.

Texto - NOELIZA LIMA (Vice presidente – 2001).

UNAT-BRASIL - União Nacional dos Analistas Transacionais


Filmes e Séries da Franquia Star Trek disponíveis na Netflix:

(Clique na imagem: ampliar)


6 comentários:

  1. Jack Ma: "Everything we teach should be different from machines." (O bilionário Jack Ma, dono de uma fortuna de US$ 27,6 bilhões, fracassou diversas vezes até conseguir construir o gigante e-commerce chinês Alibaba. Conhecido por suas estratégias ousadas nos negócios e até chamado de "louco" por apostar alto em modelos não usuais,)

    => https://www.youtube.com/watch?v=pa2EMaGPZKc

    ResponderExcluir
  2. Jack Ma career advice: You don’t have to be smart to be successful (O bilionário Jack Ma, dono de uma fortuna de US$ 27,6 bilhões, fracassou diversas vezes até conseguir construir o gigante e-commerce chinês Alibaba. Conhecido por suas estratégias ousadas nos negócios e até chamado de "louco" por apostar alto em modelos não usuais,)

    => https://www.youtube.com/watch?v=MwixREUJOI0

    ResponderExcluir
  3. Jack Ma- Why to not teach our kids to compete with machines (O bilionário Jack Ma, dono de uma fortuna de US$ 27,6 bilhões, fracassou diversas vezes até conseguir construir o gigante e-commerce chinês Alibaba. Conhecido por suas estratégias ousadas nos negócios e até chamado de "louco" por apostar alto em modelos não usuais,)

    => https://www.youtube.com/watch?v=vKE8EPNEgFI


    World Economic Forum
    306.173 seguidores
    Will soft skills save your job?

    Learn more: https://wef.ch/2JbP2T1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jack Ma (Alibaba): Why to not teach our kids to compete with machines

      World Economic Forum:
      *Will soft skills save your job?*

      Soft Skills - Projeto de Auto Aperfeiçoamento, em Grupos, de Soft Skills (Habilidades Interpessoais)
      * Soft Skills - onde as Inteligências Artificiais (ainda) não competem com Humanos.

      https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6394597370700525568

      Excluir
  4. AT-FILME Conceitos

    ANÁLISE TRANSACIONAL - O FILME (EricBerne & JairoDutra)

    _[ Análise Transacional - *ferramenta* prática e simples para *analise / compreensão / mudança / melhoria* de *relações profissionais e sociais* ]_

    https://www.youtube.com/watch?v=8Auy5abLVnI  

    ResponderExcluir
  5. AT-Resumo em Slides

    https://eduardolbm.files.wordpress.com/2014/10/anc3a1lise-transacional-eric-berne.pdf  

    ResponderExcluir