Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Este projeto financiado pelo Google está rastreando as emissões globais de carbono em tempo real



 Por Vanessa Bates Ramirez - 24 de setembro de 2021

TRADUÇÃO DE:

https://singularityhub.com/2021/09/24/google-funded-and-al-gore-co-founded-the-worlds-first-independent-co2-emissions-database/

É hora de crise nas mudanças climáticas. O último relatório do IPCC disse ao mundo o quão ruim é, e ... é ruim. Empresas, ONGs e governos estão lutando por soluções, tanto de curto quanto de longo prazo, desde proibir a venda de veículos com motor de combustão até despejar dinheiro em hidrogênio e construir usinas de captura direta CO2 do ar. E uma iniciativa, lançada na semana passada, está adotando uma abordagem “se você pode nomear, você pode domar”, criando um banco de dados independente que mede e rastreia as emissões em todo o mundo.

Climate TRACE, que significa rastrear emissões de carbono atmosféricas em tempo real, é uma colaboração entre organizações sem fins lucrativos, empresas de tecnologia e universidades, incluindo CarbonPlan, Earthrise Alliance, Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, e outros. A organização começou graças a uma doação do Google, que financiou um esforço para medir as emissões de usinas de energia usando satélites. Uma equipe de bolsistas do Google ajudou a criar algoritmos para monitorar as usinas de energia (o Google.org Fellowship foi criado em 2019 para permitir que os funcionários do Google realizassem trabalho técnico gratuito para os beneficiários de bolsas).

O Climate TRACE usa dados de satélites e outras tecnologias de sensoriamento remoto para “ver” as emissões. Os algoritmos de inteligência artificial combinam esses dados com medições de emissões verificáveis ​​para produzir estimativas das emissões totais provenientes de várias fontes.

Essas fontes são divididas em dez setores - como energia, manufatura, transporte e agricultura - cada um com vários subsetores (ou seja, dois subsetores da agricultura são cultivo de arroz e manejo de esterco). O carbono total emitido de janeiro de 2015 a dezembro de 2020, pela estimativa do projeto, foi de 303,96 bilhões de toneladas. O maior ofensor? Geração da eletricidade. Não é de se admirar, então, que estados, empresas e países estão correndo para fazer promessas (às vezes irrealistas) de carbono neutro, e que a indústria de energia renovável esteja crescendo.

Os fundadores da iniciativa esperam que, ao aumentar a transparência, o banco de dados aumente a prestação de contas, estimulando ações. Os consumidores mais jovens se preocupam com a mudança climática e provavelmente pressionarão as empresas e marcas a fazerem algo a respeito.

A BBC informou que em uma pesquisa recente, conduzida pela Bath University, do Reino Unido, quase 60 por cento dos entrevistados disseram estar "muito preocupados" ou "extremamente preocupados" com as mudanças climáticas, enquanto mais de 45 por cento disseram que os sentimentos sobre o clima afetam suas vidas diárias . A pesquisa recebeu respostas de 10.000 pessoas com idades entre 16 e 25 anos, descobrindo que os jovens são os mais preocupados com as mudanças climáticas no sul global, enquanto no hemisfério norte os mais preocupados estão em Portugal, que tem enfrentado incêndios florestais severos. Muitos dos entrevistados, independentemente da localização, supostamente sentem que "a humanidade está condenada".

Assim que esse grupo demográfico atingir a idade produtiva, eles serão capazes de se impor, e parece provável que o farão, de uma forma que coloque o planeta e seu futuro no centro do palco. Apesar de toda sua hipocrisia, “denunciar e envergonhar” os emissores que não fazem sua parte pode acabar sendo necessário e útil.

Até agora, aponta o site do Climate TRACE, os inventários de emissões foram amplamente auto relatados (quero dizer, qual é mesmo o ponto?), E eles usaram informações desatualizadas e métodos de medição opacos. Além de ser independente, o que por si só é enorme, o TRACE está usando 59 trilhões de bytes de dados de mais de 300 satélites, mais de 11.100 sensores e outras fontes de informações de emissões.

“Estabelecemos um sistema de monitoramento aberto e compartilhado, capaz de detectar essencialmente todas as formas de emissões de gases de efeito estufa da humanidade”, disse Gavin McCormick, diretor executivo da coalizão convocadora de membros,  WattTime. “Este é um passo transformador que coloca informações oportunas ao alcance de todos aqueles que buscam conduzir reduções significativas de emissões em nosso caminho para o zero líquido.”

Dada a escala do projeto, as partes envolvidas e a rapidez com que tudo se realizou (a doação do Google foi em maio de 2019), parece que o Climate TRACE está bem posicionado para fazer a diferença.

Crédito da imagem: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário